31.5.08

But I'm a beliver...

Music


Devianart

« A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende

Arthur Schopenhauer

Acabadinho de ser comprado



Vou vê-la exactamente no mesmo dia e mês em que a vi há 4 anos atrás

30.5.08

1234

Alone


Deviantart

« Tenho os olhos azuis de tanto os ter lançado ao mar o dia inteiro, como os pescadores fazem com as redes; e não existe no mundo cegueira pior do que a minha: o fio do horizonte começou ainda agora a oscilar, exausto de me ver entre as mulheres que se passeiam no cais como se transportassem no corpo o vaivém dos barcos. Dizem-me os passos que vale a pena esperar, porque as ondas acabam sempre por quebrar-se junto das margens. Mas eu sei que o meu mar está cercado de litorais, que é tarde para quase tudo. Por isso, vou para casa e aguardo os sonhos, pontuais como a noite.»

Maria do Rosário Pedreira,in O canto do vento nos ciprestes

28.5.08

She is the Greatest



Chan Marshal, ou melhor Cat Power, esgotou o coliseu dos Recreios na passada segunda-feira.Foi um excelente concerto, feito de um reportório completo por integrar o seu último albúm "Jukebox" bem como o seu anterior albúm " The Greatest", e ainda alguns temas antigos de outros trabalhos.
Longe vai o tempo de uma cantora conhecida pela mistura de Whisky e anti-depressivos, mas com uma voz irrepreensível e que chega á alma de cada um. A cat Power actual, está mais feliz, jovial e sente-se, a julgar pelo seu comportamento no final do concerto, uma eterna agradecida pelo seu público.
Esteve acompanhada por um extraordinário grupo de músicos, com quem estabeleceu a simbiose musical perfeita e necessária a um bom espectáculo.
Soube interagir simpaticamente com o público, agradecendo sempre em Português,assim como se manifestou através dos seus movimentos a paixão pelo que gosta e quis dar a conhecer ao público que tão bem acarinhou.
O final, foi dos momentos mais bonitos e humildes a que qualquer fã pode assistir... só quem lá esteve pode falar, porque vimos um artista na sua qualidade mais humana, ou seja não fomos nós o público que agradeceu a sua vinda, mas sobretudo a artista que agradeceu de forma ultra carinhosa o público que ali estava á sua frente.
Durante mais de 10 minutos a artista não conseguiu sair do palco para se deixar de render a um público que a aplaudiu sem cessar, e connosco partilhou as pautas dos músicos e todas as flores que tinha recebido por parte da organização do concerto.
O que ali se viu foi uma Cat renovada com uma alma mais leve, houve por momentos no final do concerto, a sensação de que ali estava uma criança que agradecia o facto de a vida lhe ter dado a possibilidade de não só saber cantar como também a de agradecer humildemente a quem a soubesse receber...

Foi muito bom!

rv

23.5.08

Today is the day!

...to go home...







fotos: algures da net

22.5.08

Peaches= Purex= Bairro Alto

10 anos de Orgulho

Espectáculo " Peregrinação "

Fogo de artifício diário

Pavilhão Atlântico

Aqqua Matrix

Pavilhão Atlântico

Oceanário
Jardins de Água
Jardins
Gare do Oriente


fotos: João Gomes Mota; Olhares.com

21.5.08

What I love in black voices...

Closer

A propósito de uma música linda de Damien Rice que voltei a ouvir, numa passagem pelo blog Que reste-t-il de nos amours?, lembrei-me do filme da qual a mesma faz parte.
Não é de todo mais um filme, é para mim uma excelente visão do valor que a intimidade tem numa relação, do seu peso, da verdade da mesma e bem como da veracidade individual que compõe um casal, seja qual for o seu género.
É um excelente relato dos medos e inseguranças que envolvem o Ser,do valor do acto da partilha afectiva e ainda para mim, do risco que se corre perante o que é novo, o que é desconhecido para o coração.
Foi esta a análise que fiz quando vi este filme, uma análise que á partida parece um panorama longínquo da realidade mas muito recorrente na vida emocional daqueles com quem nos cruzamos no dia-a-dia, basta estarmos despertos a saber olhá-los,

rv

( um pequeno excerto do filme)

20.5.08

Hug

As coisas que eu descubro

...mas como eu é que sei a que cidade pertenço.... continuo a dizer que a minha cidade é Barcelona!
e tenho dito...




You Belong in Paris



You enjoy all that life has to offer, and you can appreciate the fine tastes and sites of Paris.

You're the perfect person to wander the streets of Paris aimlessly, enjoying architecture and a crepe.

Close cover

H nature



« Crescem as flôres no seu dever biológico,
e as côres que patenteiam, por sua natureza,
só podem ser aquelas, e não outras,
vermelhas,amarelas,cor de fogo,lilás,
carmesins,azuis,violetas,
assim, e só assim,
tudo conforme a sua natureza.
Ásperas são as folhas,macias,recortadas
ou não,tudo conforme;
e o aprumo como tal,
ou rasteiras,ou leves,ou pesadas,
tudo ao seu dever,
por sua natureza.


É assim como os animais.
Em cada qual, por sua natureza,
todo o dever se cumpre.
Comem,dejectam,dormem,
fazem amor nas horas competentes,
lutam,caçam,agridem,
rosnam á lua,trinam,assobiam,
escondem-se,espreitam,fogem,amarinham,
dançam,mudam de pele,agacham-se,disfarçam-se,
tudo conforme a natureza.

Assim eu penso, eu amo, e sofro, e vou andando.
Tudo conforme a minha natureza.»


António Gedeão, in Poema da minha natureza
foto: olhares.com

18.5.08

" life is like a box of chocolats, you never know what you gonna get"

The more I know the persons the more I like the animals



Contudo, ainda acho que são as pessoas que levamos connosco no espírito porque a vida urge e com ela as suas aprendizagens e caminhos a tomar...
É sempre bom quando humildemente aceitamos o novo caminho sem desejar que o dos outros não seja iluminado, a vida é um enigma... e que assim o seja,

rv

Concurso de Docentes



Pois parece que a sr.ª Maria de Lurdes Rodrigues conseguiu, com as suas estratégias políticas diminuir o número de candidatos ao concurso de docentes.
Este ano agráda-me vêr o meu número nos 230 primeiros numa lista de 4423 docentes. Contudo, não posso deixar de pensar que em anos anteriores o meu grupo de docência era o maior em termos de candidatos e que por isso as listas chegavam aos 7000 e até 9000 candidatos.
Vejo, como ontem, reportagens sobre as Queimas das Fitas, e penso que mal por mal, ainda bem que me profissionalizei em 1997, porque hoje não sei que futuro teem os recém licenciados, que saídas profissionais os aguardam, nem que sonhos poderão alcançar com um país parado como o nosso, onde não há investimento privado quase nenhum e a entidade empregadora estatal para além de exercer uma política de pressão para com os seus trabalhadores, pretende até ao fim do mandato governativo despedir mais de 7500 funcionários.
E mais, lia ontem do Expresso, que um número significativo de Formadores dos Centros de Educação e Formação a responsabilidade do Ministério da Educação, teem salários em atraso desde Dezembro,trabalham a recibos verdes há 10 anos e estão inseridos num programa de reclassificação , validação e certificação de competências onde daõ formação a alunos que (alguns) já fora da idade escolar estão a tirar o 9º ano de escolaridade. O engraçado nisto tudo é que estes mesmos alunos vão integrar as listas bonitas a apresentar nas estatísticas que o conselho eu ropeu tanto aprecia, para deixarmos de ser um país onde o índice de analfabetismo seja grande.
é um quadro lindo! Com a precaridade de trabalho de uns outros fazem boa figura, e depois eu é que tenho mau feitio porque recuso-me a vêr as coisas sem ser com olhos de vêr!

E por hoje é tudo,

rv

17.5.08

They are lacking 5 days to return home!!!!

Who am i



Aceitando o desafio das meninas Recuperação e Placi,aqui vão as linhas com que me caracterizo:

Independente;
Curiosa;
Personalidade forte;
Amiga;
Aventureira;
Verdadeira;
Apaixonada;
Grande apreciadora do Humor caústico e surreal;
Amante da Arte em geral;
Amante da Natureza.

Obrigada meninas pelo desafio e apareçam sempre,

rv

Dia internacional de luta contra a Homofobia

Will you



German Herrera

« Vem vêr-me antes que morra, mas vem depressa - os livros resvalam-se do colo e o bolor avança sobre a roupa. Da minha cama sinto o perfume das folhas tombadas nos caminhos. O outono chegou. E o quarto ficou tão frio de repente. E tu sem vires. Agora quero deitar-me no tapete de musgo do jardim e ouvir bater o coração da terra no meu peito. Os vermes alimentam-se dos sonhos de quem morre. E tu sem vires.»

Maria do Rosário Pedrosa in, O canto do vento nos Ciprestes

Grey



Lois Greenfield

«Mãe,eu quero ir-me embora - a vida não é nada daquilo que disseste quando os meus seios começaram a crescer.O Amor foi tão parco,a solidão tão grande,murcharam tão depressa as rosas que me deram - se é que me deram flôres,já não tenho a certeza,mas tu deves lembrar-te porque disseste que isso ia acontecer.

Mãe,eu quero ir-me embora-os meus sonhos estão cheios de pedra; e quando fecho os olhos,só vejo uns olhos parados no meu rosto e nada mais que a escuridão por cima de mim...
... tenho a casa vazia...»

Maria do Rosário Pedreira, in O canto dos Ciprestes

15.5.08

Of the dualism...



As duas Fridas
Frida Khalo

«Quando estiverdes alegres olhai para o fundo do vosso coração e vereis que aquilo que vos dá alegria não é senão aquilo que vos deu tristeza.
Quando estiverdes tristes olhai para o vosso coração e vereis que chorais por aquilo que antes vos tinha encantado.
Alguns dirão: A alegria é maior que a tristeza. Outros que a tristeza é maior.
Eu digo-vos que são inseparáveis.
Veem juntas,e quando uma se senta a sós convosco á vossa mesa lembrai-vos que a outra dorme na vossa cama.
Sois como os pratos duma balança sempre suspensa entre a vossa tristeza e a vossa alegria.Apenas quando ficais vazios estais imóveis e em equilíbrio.Quando o guarda do vosso tesouro vos levanta para pesar o seu ouro e a sua prata não podeis evitar que a vossa alegria ou o vosso poder suba ou desça.»

Khalil Gibran, in O Profeta

14.5.08

All together...

»Toda a criança é um artista de qualquer tipo cujas capacidades especiais,mesmo que insignificantes, devem ser encorajadas como contributo para a riqueza da vida em comum

Herbert Read, in Educação pela Arte


Educação



«A educação é a arte que propõe o objectivo de não dar a vista ao órgão,que já a tem,mas encaminhá-la na boa direcção.
A educação infantil é da maior importância, constítuindo o alicerce de toda a formação e de toda a vida da pessoa, devendo-lhe por isso ser dispensados os maiores cuidados, dado que quaisquer irresponsabilidades educacionais neste nível se podem facilmente traduzir em problrmas psicológicos irreversíveis...»

Platão, in «A República»
Foto:Olhares.com

13.5.08

To hear

Simple things...



» Vivemos só para descobrir a beleza. O resto é uma forma de espera.»

Khalil Gibran,in Areia e Espuma

Let's look at the trailer

10.5.08

Blogs

Numa visita ao blog Viajem Les, fiquei encantada pela viajem que acabaram de realizar e que me veio trazer ainda mais curiosidade sobre o potencial turístico dos países de leste. De facto, são países que desde a guerra pela sua independência sempre me intrigaram, não só pela forma cruel com que se desenrolou como pelo facto de me serem desconhecidos na altura.
O que se segue foi uma pesquisa pela net que muito de encheu de vontade em conhecer os mesmos pela beleza que demonstram ter

rv,

Ljubljana, Eslovénia


Mostar, Bósnia

Dubronvnik, Croácia

Budva, Montenegro

9.5.08

Of the complicity...

I wonder



... a que sabe o teu olhar?
que estórias terão para eu adivinhar...


rv

foto:Olhares.com

World Press Photo 2008

Museu da Electricidade, de 9 de Maio a 9 Junho



Zsolt Szigetvàry,
Hungary

A couple targeted in anti-gay violence after the Gay Pride in July, in Budapest, Hungary, wait for medical help. For the first time in twelve years, the july rigths parade in Budapest saw attacks on the participants.
Many of the incidents involved neo-nazis groups, and some commentators maintained this part of an increase of intolerance towards minority in Hungary

Kids are...

8.5.08

Karkov ( Rui )

... foi com alguma tristreza que verifiquei que já não lidéras banda que te viu crescer e com quem tiveste uma vida cheia.Nunca pensei, nem achei possivel que deixásses o projecto musical que não imagino sem ti, não só pela tua voz e presença mas porque sei que todos se completam de alguma forma.
Quando regressar á nossa terra, a que nos viu tornar adultos, vou querer saber o que te deu na cabeça,porque definitivamente a musica ficou mais pobre.

um abraço,

Rv


7.5.08

To see clearly...



DDIART

«Uma época de crise não é apenas uma época de ansiedade e preocupações.
Dá-nos a hipótese, uma oportunidade, de escolher sábia ou erradamente

Desmond Tutu, in ""

Alma Gémea ( blog )

Para uma dupla muito simpática da blogosfera, que hoje me ajudou a suavizar as muitas saudades que tenho da minha Lisboa.

Meninas, se fôrem ao concerto, apressem-se porque já só consegui bilhetes para os últimos lugares da 2ª plateia; estáva quase a esgotar, e se puderem não percam porque esta senhora é muito valiosa.
Deixo-vos em retribuição a minha preferida do último álbum, chama-se Metal Heart.

um abraço,

rv

Saudosismo...

6.5.08

To fly away...

To leav shadows...



«...a liberdade apenas é possivel quando você é tão adulto que pode arcar com a responsabilidade de ser livre. O mundo não é livre porque as pessoas não são maduras.»

Osho,in " Liberdade, a coragem de ser genuíno "
foto:Olhares.com

Love



«...e se quereis conhecer Deus,
não vos preocupeis em resolver enigmas,
olhai antes á vossa e vereis Deus
brincando com os vossos filhos.
Olhai para o espaço e vereis Deus caminhando nas nuvens,
estendendo os braços no relâmpago e descendo na chuva.
Vereis Deus sorrindo nas flôres, levantar-se e agitar as mãos nas árvores.»

Khalil Gibran, in " O Profeta "
foto: Olhares.com

4.5.08

To reach...



um filme cheio de mensagem e uma excelente banda sonora

Être et Avoir

" Ser e Ter ",é um filme em documentário que circulou nos espaços de cinema alternativo há 6 anos atrás e que tive o privilégio de vêr no King.
É dos documentários mais bonitos que vi no sentido em que defende a linha de ensino com a qual mais me identifico ou seja, promover junto dos alunos a sua autonomia, espírito crítico e a liberdade de escolha para a plena formação do SER.
É isto que ainda me faz estar ligada ao ensino... a promoção do Ser, nos direitos bem como nas obrigações e responsabilidades levando-os a pensarem por si próprios.
O documentário é praticamente realizado dentro da sala de aula onde um professor orienta um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 12 anos. A realidade escolar francesa não é só a que está filmada, esta escola faz parte de um projecto específico juntamente com outras escolas espalhadas pelo país.
Mas o que me tocou neste filme foi a relação aluno -professor que de tão ternurenta e responsabilizadora me embaciou os olhos,tocou-me pela facilidade com que se respeita as diferenças de cada um dentro de uma sala, e pelos estímulos dados á autonomia de cada um. Pela leveza com que se promove o SER-SE FELIZ.
Melhor só mesmo vendo.



The wings ...



«É uma situação muito estranha, que todo o ser humano inteligente tem de enfrentar: nós estamos enraizados na terra e queremos ter asas para voar pelos céus.Não nos podemos desenraizar porque a terra é o nosso alimento, a nossa comida.E não podemos parar de sonhar com as asas,porque esse é o nosso espírito,essa é a nossa verdadeira alma, é isso que faz de nós seres humanos.
Nenhum animal sente angústia; todos os animais estão completamente satisfeitos por serem como são. O Homem é o único animal que é intrínsecamente descontente- porque ele sabe que pode ser livre.»

Osho, in " Liberdade, a coragem de ser genuíno "
Foto: Olhares.com

3.5.08

Human Nature

Of charm...



Private party...

Sharleen Spiteri

Cate Blanchet

Natalie Portman
Meg Ryan

Ludivine Sagnier

Linda Evangelista