4.5.08

Être et Avoir

" Ser e Ter ",é um filme em documentário que circulou nos espaços de cinema alternativo há 6 anos atrás e que tive o privilégio de vêr no King.
É dos documentários mais bonitos que vi no sentido em que defende a linha de ensino com a qual mais me identifico ou seja, promover junto dos alunos a sua autonomia, espírito crítico e a liberdade de escolha para a plena formação do SER.
É isto que ainda me faz estar ligada ao ensino... a promoção do Ser, nos direitos bem como nas obrigações e responsabilidades levando-os a pensarem por si próprios.
O documentário é praticamente realizado dentro da sala de aula onde um professor orienta um grupo de 15 crianças entre os 3 e os 12 anos. A realidade escolar francesa não é só a que está filmada, esta escola faz parte de um projecto específico juntamente com outras escolas espalhadas pelo país.
Mas o que me tocou neste filme foi a relação aluno -professor que de tão ternurenta e responsabilizadora me embaciou os olhos,tocou-me pela facilidade com que se respeita as diferenças de cada um dentro de uma sala, e pelos estímulos dados á autonomia de cada um. Pela leveza com que se promove o SER-SE FELIZ.
Melhor só mesmo vendo.



2 comentários :

serotonina disse...

Também me comovi bastante com este filme. E sabendo que se tratava de um documentário ainda me tocou mais.
Isto sim, é o ensino na sua forma mais pura.

rv disse...

:)