2.7.08

de dentro para fora


Van Gogh, starry night

« Mesmo quando nos sentimos indolentes, a natureza não se cansa: o mar em movimento e, todas as noites, as estrelas "acendem-se" apesar dos nossos "tantos faz".
Nunca soube orientar-me pelas estrelas e, muito menos, navegar encaminhando por elas, atravessando o escuro e a noite. Mas navegando pelos recantos mais "escuros" do pensamento fui percebendo que... sem o escuro da noite a luz das estrelas empalidece.
Acredite que não é o escuro que nos demove, mas o modo como ele aviva a falta de pontos de luz, ao pé de nós. Faça, com as pessoas ao pé de si, o mesmo que as crianças quando, olhando para o céu, elegem as estrelas que se acendem só para elas.
E... não se esqueça: é o escuro que desvenda a luz das estrelas.»

Eduardo Sá, A vida não se aprende nos livros

7 comentários :

a ana do 2º esquerdo disse...

esse gajo é um optimista!
mas sim, concordo com isso. mas é preciso estar desperto para essa conclusão, porque nem sempre se retira essa conclusão.
.....pelo contrário....
mas eu ando demasiado cinica. deve ser cansaço.

rv disse...

ahah, claro´ele é psicanalista, daí ser optimista!

:)

GRAFIS disse...

lá está outra à eduardo sá... para as quais já não há paciência... enfim, mau feitio.

rv disse...

grafis,

são opiniões

GRAFIS disse...

ah sim, mas claro, sem dúvida. seria extremamente aborrecido se gostassemos todos das mesmas coisas e cada um partilha aquilo que gosta. umas vezes gosta-se outras nem tanto, mas é assim mesmo :)
só que eu ultimamente não consigo deixar de me exprimir perante as ideias/mensagens "paternalistas" - à falta de me faltar (passe a redondancia) o termo a esta hora da manhã - ( e de alguma forma psicóticas) deste senhor. só isso :)

rv disse...

grafis,

fiquei na mesma pq não sei o q são ideias psicóticas, m tb não me apetece aprofundar;
contudo aqui não se pretende q se goste do aqui está, pq cada post tem uma intenção exclusivamente minha, só eu sei o pq da mesma.
E continuo a dizer q são opiniões pq não amuo nem faço birras como tal aceito-as;
não gosto de tudo do q escreve, m gosto deste livro, até pq nem sp sabe do q fala no se refere ao papel dos docentes na escola, m lá está não generalizo e vou buscar o q me interessa, o q me tocou, algo onde me tenha revisto ou q pretendo alcançar.

rv disse...

grafis,

:)