5.6.09

4.06.1989


Tiananem
... e passaram-se 20 anos sobre aquela que foi uma tentatida de se ser, de usufruir do direito à individualidade, do direito à liberdade, do direito à opinião própria, do direito a experimentar ter direitos.
Há imagens que não esqueço e a que está aqui em cima é uma delas, há imagens que nos ficam mesmo que adormecidas e que nos repelem sempre que são acordadas, como aquelas que vi ontem num documentário na tv2 sobre os 20 anos após a tragédia. O realizador francês que o realizou procurou as vítimas daquele dia, e as vítimas vivem, ou respiram, ou sobrevivem respirando. Os que foram presos naquela data acabaram de cumprir as suas penas em 2006 e dois anos após a sua saída estão bem piores do que quando entraram tendo muitos passados por torturas, espacamentos e abusos psicológicos, estratégias de um sistema comunista severo, cruel e autoritarista.
Cheguei mesmo a emocionar-me com a entrevista feita a um desses ex-reclusos que hoje vive escondido com a irmã em sítio desconhecido pelo medo que têm em serem reconhecidos.
A tragédia passou ao lado para muitos porque é proibido falar sobre o que se passou, as novas gerações não sabem o que se passou naquele dia, a família não é autorizada a falar uma vez que tal foi considerada uma vergonha para o país. Não se fala, não se questiona, não se reflecte, não se pensa, aceita-se.
... e a tv continua a passar os reclames da vida fácil na China, da família perfeita, da harmonia fácil consolidada na vontade de alguns mas que transparece na de todos.
E passaram 20 anos mas tudo continua na mesma, continuam todos a falar baixinho.

2 comentários :

Smile disse...

E tudo permanece na mesma… e a falta de direitos humanos continua por falar, não se fala… só se negoceia… lucro e mais lucro… interesses… hipocrisia!!!
Tenho pena não ter visto esse documentário.

Soft disse...

E é por estas que tento não comprar Made in China...